Sobre o uso de secadores

Meninas, vou dar uma pausa nas reviews para me dedicar aos estudos, na próxima semana já começam minhas provas.

Antes de “sumir” temporariamente, vou falar um pouco sobre o uso do secador (do meu ponto de vista).

É importante analisar que para uso doméstico não precisa ser “o” secador. Eu priorizo tamanho e funcionalidade, e há dois anos encontrei tudo isso no Salon Dry Travel da Philips: Bivolt, dobrável, 3 velocidades incluindo jato de ar frio e design bem bonitinho, branco com detalhes em lilás metálico, além dos 1600 w de potencia. O barulho não é tão alto e não é nem um rombo no bolso, está por 99,00 no Submarino e 79,00 no ShopTime.

Agora, sobre os efeitos.

Primeiramente, o secador (em longo prazo) danifica sim o cabelo, não é possível uma fonte de calor tal qual não agredir o fio. E sim, existem produtos que minimizam bastante os danos, mas no máximo 70 %.

Serum Termo Protetor: A base de silicone ou óleo. Forma uma película protetora que protege um pouco os fios do calor e repele a umidade. Usa-se bem pouco, 2 ou 3 gotinhas, partindo da altura das orelhas até as pontas.

Leave in Termo Ativador: Normalmente em creme, através do contato com uma fonte de calor, este produto oferece algum benefício ao cabelo: hidratação, brilho, e outros, além de proteger dos danos. Não adiantar você passar o termo ativador e não utilizar o secador/chapinha, já que os compostos só reagem com o calor.

Todos são aplicados antes do uso do secador, mas você pode passar um pouquinho do serum comum para abaixar o frizz. E o reparador de pontas, só nas pontas e depois do secador ok?

Eu uso e recomendo estes dois produtinhos, que tem dado muito certo pra mim:

Hair Dry Serum da Amend e Nectar Thermique Ativo Termo-protetor da Kerastase.

O rendimento dos dois é ótimo!

Resumindo, como ficam os fios?

Isso vai depender da freqüência de uso e dos cuidados que você toma. É tudo aquilo que a maioria das mulheres já sabe: não usar todos os dias, manter uma distância segura (10 cm) do cabelo, usar uma boa escova (isso é fundamental, certas escovas estraçalham o fio mais do que qualquer secador ou chapinha). Coisas simples que fazem diferença.

No meu caso, o maior problema é as pontas duplas e um tanto ressecadas, peguei minha pior mecha para servir de exemplo:

Como meu cabelo apesar de liso é volumoso, usei bastante chapinha antes de conhecer bons produtos, e ainda tenho alguns fios quebrados devido ao mau uso da chapinha. Hoje só uso em casos extremos, como franja que não quer parar no lugar.

Usar um reparador de pontas é muito bom, pois evita que a ponta dupla se estenda e que outras se formem, mas é superficial, sela temporariamente as pontas até a próxima lavagem. Não existe nem um produto que realmente fecha as pontas duplas.

A única coisa que realmente funciona é a formula T.

3 comentários sobre “Sobre o uso de secadores

  1. Pingback: Review: Inoar Argan Oil «
  2. Olá Keetryn, meu cabelo é cacheado,mas meu secador é pesado e faz um barulho pertinho de mim e eu fico um pouco incomodada. Dai, procurei algum blog e mal se fala dele, o Secador SalonDry Travel 1600W – Philips. E, já que encontrei o seu, gostaria de saber se ele possui uma temperatura boa e que dê pra escovar o cabelo (não apenas secar) e quanto tempo a escova dura.

    • Oie flor! Bom, ele é um secador portátil, acho que serve mais para dar aquela secada, uma escova rápida sabe? ou com um pouco de paciência da pra fazer uma escova completa também. Eu tenho o cabelo liso então rapidamente seca, minha mae tem muito cabelo, pouco abaixo do ombro e é cacheado, usando este secador ela leva uma meia hora. Quanto a duração da escova, no caso dela dura até a próxima lavagem… Beijos.

Deixe um comentário

